O helicóptero que caiu na terça-feira (02), em uma fazenda localizada em Santa Luzia, cidade a 294 km de São Luís, apresentou problemas técnicos antes do acidente, de acordo com informações da polícia.
Segundo a polícia, o piloto José Rondinelle da Encarnação Rodrigues, de 43 anos, estava no local do acidente desde o último dia 22 de dezembro de 2023.
Durante esse período a aeronave passou por duas panes, sendo uma por falta de combustível e outra por perda de potência, que foi resolvida pela própria vítima realizando a limpeza do filtro de combustível da aeronave.
O helicóptero Róbson 44, que foi modificada para realização de pulverização agrícola, estava a serviço da fazenda Agro-Maratá. No momento do acidente, o helicóptero estava somente com o piloto a bordo realizando pulverização de veneno em um matagal dentro da área da própria fazenda. Após a queda, a aeronave pegou fogo e o piloto morreu carbonizado no local do acidente.
De acordo com a polícia, o corpo de José Rondinelle foi encontrado minutos após o acidente pelo seu filho, de 18 anos, e por funcionários que trabalham na fazenda a uma distância de 3 km do hangar.