A chegada do período chuvoso ascende um alerta para o combate contra os casos de dengue, em Imperatriz. No ano de 2023, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou 287 casos da doença na cidade. O bairro Nova Imperatriz foi a região da cidade o com o maior número de registro de casos, com 27.
Em 2022, o município registrou 378 em toda o que, que representa uma queda de 24,07%. Apesar do aumento expressivo da doença no Brasil, o Maranhão também registrou uma queda de 24,05% em comparação com o ano passado.
De acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde, em 2023 foram confirmados 5.412 contra 4.109 no ano anterior em todo o estado.
A doença é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, que se prolifera em água parada, especialmente no verão. Com o início das chuvas no Maranhão, o cenário se torna favorável para a procriação do mosquito, principalmente em espaços onde há lixo acumulado.
Para combater as doenças ligadas ao mosquito, o Ministério da Saúde anunciou que fará a aplicação da vacina contra dengue no Sistema Único de Saúde (SUS).
No Maranhão, as cidades de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara serão as primeiras a receber as doses da vacina.