O trabalho de monitoramento do Rio Tocantins continuou mesmo durante o feriado devido a oscilação no nível das águas. O monitoramento vem sendo realizado diariamente pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros.
Atualmente, o rio está 3,48 metros acima do considerado normal, mas a situação já esteve bem mais alarmante, quando o nível passou do 5 metros, nos primeiros dias de fevereiro.
A previsão de chuvas se mantém para Imperatriz, mas, apesar da previsão, as chuvas não tem caído com intensidade na região, o que faz com que o nível do riachos permaneça baixo e isso também influencia no nível total do Rio Tocantins na região.
Outro ponto a ser levado em consideração é o funcionamento da hidrelétrica de Estreito, a 125km de Imperatriz. Esse monitoramento é feito em tempo real pela Defesa Civil de Imperatriz e dos municípios próximos, o que serve de base para o lançamento de alertas de alagamentos, quando necessário.
Além da Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros também contribui com esse trabalho de monitoramento no nível das águas. Eles utilizam as réguas de medição ao longo do rio e a verificação diária. Até momento, nenhum bairro foi atingido pela cheia, mas o alerta continua.
Imperatriz tem mais de cinco bairros nas áreas de riscos de alagamentos em caso de transbordamento do Rio Tocantins: Beira-Rio, Caema, Leandra, Curtume, Areal e Colina Park estão entre os bairros monitorados.