De acordo com a Defesa Civil, o nível do Rio Tocantins continua recuando, marcando 6,10 metros na manhã desta quinta-feira (29). Por enquanto, 120 pessoas continuam fora de suas casas devido a cheia do rio, que atingiu algumas casas ribeirinhas, principalmente no bairro Beira-Rio.
Alguns moradores já voltaram por conta própria para suas residências e amanhã (01) algumas famílias irão retornar para suas casas com o auxílio da Defesa Civil. Isso vai depender da estabilidade do nível das águas nas próximas horas.
O nível do rio chegou a quase 8 metros no começo da semana, momento em que mais de 180 pessoas tiveram que sair de suas casas por causa da enchente.
O número total foi de 187 pessoas. De acordo com a Defesa Civil, deste número, 27 famílias ficaram desabrigadas, e foram levadas para os abrigos na cidade. E 20 famílias ficaram desalojadas e tiveram que ir para casas de familiares ou amigos.
Três abrigos foram abertos em Imperatriz e ainda estão colhendo as famílias: a Igreja Jerusalém Celeste, na Igreja Pedra Viva e na Escola Tiradentes.
Apesar do recuo no nível do rio, o monitoramento continua porque existe previsão de chuvas fortes em todo o Maranhão nas próximas semanas. De acordo com o Centro de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão, a previsão é que março seja o mês mais chuvoso do ano no estado, além disso, o funcionamento da hidrelétrica de Estreito também interfere diretamente no nível do rio.