A greve das federais começou hoje, 15 de abril, resultando na paralisação parcial das atividades na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) de Imperatriz e demais campi do estado. Segundo publicação da Associação de Professores da Universidade Federal do Maranhão (Apruma), as negociações com o governo federal não chegaram à um consenso.
O movimento vem em resposta a questões como reajuste salarial e a crescente desvalorização do servidor público. Apesar de meses de tentativas de negociar, não houve avanços.
Após uma decisiva Assembleia Geral realizada na última segunda-feira (8), a Associação de Professores da Universidade Federal do Maranhão (Apruma) anunciou que a categoria deflagraria greve a partir desta segunda-feira (15).
Os motivos que levaram os docentes a essa decisão são resultado de um longo processo de mobilização nacional. No final do mês de março, o setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes) do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) aprovou o indicativo de greve dos professores das universidades federais, institutos federais e Cefets de todo o país.