Início Nacional Fevereiro Roxo e Laranja alertam para conscientização sobre Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia...

Fevereiro Roxo e Laranja alertam para conscientização sobre Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia e Leucemia

145
0

O movimento internacional de promoção da saúde escolheu o mês de fevereiro para conscientizar a respeito de quatro patologias importantes. Durante o mês, as cores roxa e laranja são utilizadas em diversos meios de comunicação com o objetivo de atentar para a conscientização e combate das doenças.

Além dessas doenças e patologias, o mês também é dedicado a busca por visibilidade e políticas públicas para casos de doenças raras. Inclusive, em Imperatriz, familiares de pacientes com doenças raras e profissionais da saúde estiveram reunidos, neste domingo (25), na avenida Beira-Rio, em um ato público sobre o essa temática e em busca de mais sensibilidade do poder público para oferecimento de tratamentos e rede de inclusão nas escolas.

A campanha Fevereiro Roxo alerta sobre três anomalias, sendo o Alzheimer, Lúpus, Fibromialgia; e a cor Laranja foi incluída na campanha para conscientizar um dos tipos mais graves de câncer, a Leucemia.

O Alzheimer trata-se de um tipo de demência, ou seja, evolui com alterações das funções cognitivas, como memória, orientação, atenção e linguagem, devido a mudanças nos componentes das células cerebrais – os neurônios. Ela reduz a funcionalidade do paciente, em geral idoso, como a capacidade de realizar tarefas simples, além de interferir no seu comportamento. Há hoje cerca de 30 milhões de pessoas no Brasil com mais de 60 anos de idade, sendo que aproximadamente 6% delas convivem com o diagnóstico da doença de Alzheimer.

O Lúpus é caracterizado como um distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos que o necessário para manter o organismo em pleno funcionamento. Os anticorpos em excesso passam a atacar o organismo e pode afetar articulações, pele, rins, células sanguíneas, cérebro, coração e pulmões, e também a respeito da fibromialgia, doença que gera dor muscular generalizada e sensibilidade além de fadiga e alterações no sono, memória e humor. Afeta principalmente mulheres, sendo 9 em 10 pacientes com o risco mais elevado durante a idade fértil.

A Fibromialgia ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão. A doença pode aparecer depois de eventos graves como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) calcula que a fibromialgia afeta cerca de 3% da população. De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres.

Fevereiro Laranja alerta sobre a Leucemia, uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que em 2019 a leucemia teve mais de 10 mil novos casos. Os sintomas incluem anemia, palidez, sonolência, fadiga, palpitação, manchas roxas na pele ou pontos vermelhos, bem como gânglios linfáticos inchados, perda de peso, febre e dores nas articulações e ossos.

A campanha também frisa a importância da doação de medula óssea. A doação é muito importante, pois a cada cem mil pacientes, apenas um doador é compatível. Procure orientação em uma Unidade de Saúde.

“É importe promover debates e conscientização sobre doenças que afetam a população do país e do mundo. A partir do Fevereiro Laranja e Fevereiro Roxo, há troca de informações, alertas sobre os sintomas e o assunto ganha espaço nos meios de comunicação. Com isso, todos ganham”, explica Amanda Goshima Kronka, docente do IDOMED e médica da Família e Comunidade.

Artigo anteriorJovem é morto após ser baleado por PM em perseguição policial por causa de manobra de moto
Próximo artigoViolência: Fim de semana com três homicídios em Imperatriz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui